logo_nova_mulher-p.png

Doenças da Mama

Você conhece a especialidade Mastologia? Sabe do que ela cuida? A mastologia é a especialidade que cuida das doenças nas mamas, desde infecções até o tão temido câncer de mama. Quem encaminha você para essa especialidade é a sua ginecologista,  caso apareça algo de alterado em seus exames de rotina. Ela também irá te esclarecer dúvidas antes da consulta com o especialista.

Mas e se eu sentir algo na minha mama, como um caroço ou sair secreção?

Você tem duas opções: ou ir até a sua ginecologista, que te examinará e te encaminhará ao especialista, ou já agendar uma mastologista para uma consulta. Nunca fique com dúvida, você mulher deve conhecer seu corpo e caso perceba algo diferente procure um especialista. Pode não ser nada, mas somente sua médica poderá te dizer e orientar!

O fantasma do câncer de mama deixa muitas mulheres extremamente amedrontadas as vezes até em pânico, então quando devemos começar a fazer exame de mamografia, com quantos anos? A primeira mamografia deve ser realizada aos 40 anos e deve ser anualmente na consulta de rotina ginecológica.

 

Nunca deixe de fazer seus exames de rastreamento com sua ginecologista de confiança pois o câncer de mama tem cura se descoberto no início. O medo e pânico, na verdade, deve existir se você mulher não fizer sua rotina. Então coragem, e siga as orientações de sua médica, não tenha medo de nenhum diagnóstico e faça a diferença na sua vida e na de suas amigas, incentive o exame de rastreamento para o câncer de mama!

Gostaria de conversar um pouco com vocês sobre risco de câncer de mama através de história familiar, vocês sabem me dizer quando devo me preocupar em relação a ter um parente com câncer de mama? Vou falar um pouquinho do que é muito importante: ter algum parente de primeiro grau (pai, mãe ou irmão) com câncer de mama antes dos 50 anos de idade, câncer de ovário, um parente de segundo grau (tias, tios e avós) com câncer de mama bilateral ou câncer de mama em homem. Quando isso fizer parte de sua história familiar sim, você tem um risco aumentado de ter um câncer de mama ou ovário, e terá um rastreamento diferente em relação às outras mulheres que não tem história familiar. Sua ginecologista saberá te orientar em relação a esse rastreio e com que exames e idade deve começar a fazer.

 

Outra informação importante é a idade que seu parente teve o câncer de mama. Conhecer sua história familiar quando é possível é super importante!

Matérias relacionadas

logo-rodape-p.png

Rua do Bosque, 1621 - Ed. Palatino Cj 101 - Barra Funda - São Paulo CEP 01136-001

Contatos

11   3392-4208

Manda um Whats!
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube

© 2020 por Nova Mulher Clínica - Desenvolvimento Obla Digital