logo_nova_mulher-p.png
MELHOR IDADE
MASTOLOGIA

6 problemas comuns da vagina


Saiba mais sobre esses vilões:

  • candidíase: é causada por um fungo naturalmente presente na flora vaginal, mas que se prolifera sem controle por um desequilíbrio no pH da região. Os sintomas são coceira, ardência e corrimento branco. O tratamento é feito com medicação prescrita pelo gineco.

  • infecção por HPV: esse vírus é transmitido pelo sexo sem proteção e está ligado ao câncer de colo de útero. Ele pode provocar verrugas, mas muitas vezes é assintomático. A prevenção se dá por meio da vacinação.

  • vaginose: essa infecção é causada por bactérias e provoca incômodo, corrimento acinzentado e odor forte, similar ao de peixe estragado. Tem que tratar com medicação prescrita.

  • tricomoníase: é uma infecção sexualmente transmissível que leva a um corrimento espumoso amarelo-esverdeado, coceira e dores no local. Só o gineco salva!

  • vulvodínia: é uma dor crônica na vulva ou na vagina com duração mínima de três meses. Apesar e não ter causa específica, fatores hormonais e emocionais podem estar envolvidos; é isso que o gineco vai investigar para ver como tratar.

  • atrofia vaginal: costuma acontecer depois da menopausa, quando o revestimento da vagina fica mais fino, o tônus muscular enfraquece e a lubrificação se reduz. Pode ser tratado com lubrificante sem ingredientes hormonais ativos, hormônios na forma de creme vaginal ou óvulos e comprimido intravaginal de estradiol, conforme prescrição do seu gineco.