logo_nova_mulher-p.png
MELHOR IDADE
MASTOLOGIA

O que é LGBTQI+: significado e dúvidas esclarecidas sobre a sigla


Começou com GLS, tornou-se LGBT e hoje é LGBTQI+, uma sigla que abraça diferentes realidades, mas com algumas coisas em comum. Mas você sabe o que é LGBTQI+?


Essa sigla não para de crescer, que é para não deixar ninguém de fora. E apesar das inúmeras letras, o conhecimento básico que se deve ter sobre o assunto é o seguinte: RESPEITO. Essas são as letras mais importantes da sigla LGBT.


Esse termo bastante abrangente e cada vez mais falado na mídia, dentro das famílias e também nos consultórios ginecológicos, se refere a duas coisas distintas: orientação sexual e identidade de gênero – que são coisas bem diferentes, como a gente vai te mostrar a seguir.


O que é orientação sexual e identidade de gênero

Orientação sexual se refere às preferências afetivas de uma pessoa, ou seja, sobre as preferências para se relacionar com homens, mulheres ou com ambos os gêneros. E é necessário lembrar que isso não é uma opção sexual. As pessoas não escolhem ser heterossexuais ou homossexuais, isso é algo inato, ou seja, uma coisa que acompanha a pessoa desde a infância, mesmo que seja descoberta mais tarde em alguns casos.

Identidade de gênero é a forma como a pessoa se identifica – pessoas que nasceram biologicamente do sexo masculino, mas se identificam como mulheres, pessoas com gênero fluido – que não se identifica especificamente como homem ou mulher, mas cuja identidade flui por diversos gêneros.


É importante ressaltar que muitas vezes a identidade de gênero não afeta a opção sexual. É possível e não é tão incomum, por exemplo, que uma pessoa que nasceu biologicamente com o sexo feminino prefira ser identificada como um homem trans e mantenha a sua orientação sexual de relacionar-se com homens.


Outra expressão de gênero que tem ganhado mais espaço e perdido o status de tabu é o gênero fluido, que nada mais é do que pessoas que transitam livremente entre formas de expressão masculinas e femininas, sem que isso necessariamente afete sua sexualidade.


O que significa cada letra da sigla LGBTQI+

Hoje todo mundo sabe o que é LGBTQI+, um acrônimo que cresce à medida que engloba cada vez mais realidades, particularidades e dissolve estereótipos, mas quem é quem em cada letra dessas?