top of page
logo_nova_mulher-p.png
MELHOR IDADE
MASTOLOGIA

Tudo sobre o implante hormonal contraceptivo


O implante hormonal conhecido como Implanon é o método contraceptivo mais seguro da atualidade. Entenda melhor suas indicações, características e se ele oferece algum risco à saúde


O implante contraceptivo hormonal é um método de longa duração para prevenir a gestação indesejada, que, atualmente, é o contraceptivo mais eficaz do mercado.


Eficácia do Implanon em relação a outros métodos contraceptivos

· Implanon 99,9%

· DIU Mirena 99,8%

· DIU de cobre 99,2%

· Injeção 94%

· Pílula 91%

· Anel vaginal 91%

· Adesivo 91%

· Camisinha 82%


Como funciona o Implanon?

O Implanon é uma pequena haste flexível, geralmente feita de plástico, que mede cerca de dois centímetros e é inserida sob a pele na parte interna do braço, com uma anestesia local e libera continuamente o uma forma sintética do hormônio progesterona, no corpo, o etonogestrel.

Esse hormônio inibe a ovulação, impedindo a liberação de óvulos dos ovários. Além disso, ele torna o muco cervical mais espesso, dificultando a passagem dos espermatozoides pelo colo do útero. Também altera o revestimento do útero, tornando-o menos receptivo à implantação de um óvulo fertilizado.


Qual é a duração do Implanon?

O Implanon tem duração de até três anos na prevenção da gravidez e é atualmente o método contraceptivo mais eficaz do mercado.


Implanon e chip da beleza são a mesma coisa?

Não, o Implanon e o chip da beleza não são a mesma coisa. Embora ambos sejam implantes hormonais, suas funções são distintas.

O Implanon tem a finalidade de ser um anticoncepcional, cujo hormônio de ação é a progesterona sintética, o etonogestrel.

Já o chamado ‘chip da beleza’ é um implante de testosterona sintética, a gestrinona, manipulado em um chip qye não possui formulação pronta para utilização, cuja finalidade é estética e usada para aumentar o desempenho físico. Além disso, não é um hormônio contraceptivo.

Há, ainda, outras “combinações” também em chip manipulado que podem ser usadas em tratamento de menopausa.


O Implanon tem contraindicações?

Mesmo sendo um contraceptivo hormonal, o Implanon tem uma liberação gradativa e por isso é baixíssimo em riscos. É contraindicado para pessoas com histórico de trombose ou embolia pulmonar, doença hepática e anormalidades no colo do útero.


O Implanon faz engordar?

Não, o hormônio de ação do implante contraceptivo não causa ou agrava o aumento de peso.


Implanon aumenta risco de câncer?

Não, a tecnologia do Implanon faz com que esse seja um método seguro e não aumente o risco do surgimento de câncer de mama.

Inclusive existem estudos que mostram que mulheres que usam o Implanon apresentam menor risco para o câncer de ovário, endométrio e colorretal.


Pode haver rejeição do corpo ao Implanon?

São raros os casos de rejeição do corpo ao Implanon.


Bebida alcoólica pode afetar a eficácia do Implanon?

Não, a ingestão de bebida alcoólica não afeta a funcionalidade e eficácia do implante contraceptivo.


Em quanto tempo após a inserção do Implanon estarei protegida?

Após 24 horas da inserção do implante contraceptivo seus hormônios já começam a circular pela corrente sanguínea, mas um período de segurança é de cerca de sete dias.


Em quanto tempo após a remoção do Implanon consigo engravidar?

A ovulação volta a acontecer no primeiro mês após a remoção do dispositivo.


Vantagens do uso do Implanon

· É o método contraceptivo mais seguro do mercado;

· Controla sintomas da TPM, da síndrome do ovário policístico e da endometriose;

· Tem longa duração;

· É um contraceptivo reversível;

· Ajuda a regular e diminuir o fluxo menstrual para quem tem sangramentos muito intensos.


Se você quer saber se o Implanon é o melhor método contraceptivo para o seu estilo de vida e para a sua saúde, agende sua consulta.

Comments


  • Envie uma mensagem!
bottom of page